O arroz, de nome científico “Oryza Sativa”, é um dos produtos naturais nutricionalmente mais importantes e mais saudáveis de que a humanidade dispõe, por isso é o alimento básico de mais de dois terços da humanidade e é o segundo alimento mais consumido no mundo. Nenhum outro alimento tem, como o arroz (Carolino) a capacidade de absorver os sabores e aromas dos outros alimentos, especiarias e ervas aromáticas a que se associa.
Na cozinha, a imaginação é o limite, pois pode ser cozinhado de 1001 maneiras, quente ou frio, temperado com sal ou com açúcar. É barato e rende, depois de cozinhado, mesmo só com água, adquire três vezes o seu volume.
Os diferentes tipos de arroz
Do ponto de vista agronómico, as variedades de arroz que se cultivam pertencem às sub-espécies Indica e Japónica. Comercialmente, o arroz diferencia-se em 3 tipos principais: o de grão curto, o de grão médio e o de grão longo. Em Portugal, o tipo mais vulgarizado é o de grão longo que é subdividido em duas denominações: o estreito — Agulha (Indica); e o oblongo — Carolino (Japónica). Qualquer destes tipos de arroz é por vezes sujeito a um tratamento térmico durante o seu processamento industrial, sendo nesse caso designado por arroz vaporizado ou pré-cozido.